segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Gertie


Então apoiava a prancheta no joelho direito, com a mão esquerda a segurá-la pelo bordo superior. Sem qualquer apoio, assentava então o lápis verticalmente na folha e começava a desenhar, de forma que as linhas lhe saíam do ombro, digamos. E tudo ficava ordenado. Se cometia um erro, o que era extremamente raro, deitava fora a folha: ignorava a borracha. Schiele só desenhava a partir da natureza. Eram, essencialmente, os contornos, que apenas adquiriam o seu carácter plástico quando recebiam a cor. Incluía sempre as cores de memória, sem modelo. Heinrich Benesch[1].
Gertie, a minha criação tridimensional sobre a pintura escolhida, teria de nascer da mesma forma que nasciam as criações espontâneas e expressivas de Schiele. Por isso mesmo escolhi esta citação de Benesch que nos descreve como Schiele desenhava, porque a partir dela também posso caracterizar a forma como criei.
(...)
De facto, o instrumento que mais utilizei, e o melhor que podia ter utilizado, foi precisamente a Expressão – expressão pura, espontânea, genuína, intuitiva, sentida.
[1] Citação transcrita de Schiele, de Reinhard Steiner (Taschen), traduzido.

4 comentários:

Andreia Silva disse...

Adoro a tua Gertie. Adoro a tua forma de trabalhar muito mais que o trabalho q fazes. Gsto tanto da tua maneira pessoal de seres artista. É isso.

Apertao*

T. Geiroto Marcelino disse...

E para mim isso (a minha maneira pessoal de ser artista) é muito importante, principalmente porque tenha a perfeita noção que as minhas criações ficam sempre muito aquém.

Anónimo disse...

EM seguimnto d q me disseste eu só posso acrescentar: Espera. E qunado menos esperares não verás apenas o teu trbalho, ver-te-ás a ti representada. Verás a tua presença na tua arte. Talvez eu já veja isso no que tu fazes, mas eu sou apenas uma espectadora, eu apenas te vejo por fora tu é que me mostras o que tens dentro de ti. E como nunca nos revelamos completamente cabe te a ti encontrares nas tuas mãos o caminho de ti, o que só acontecerá quando estiveres disposta a isso. Lembrast da entrega? talvez seja isso que precisas: entregares-te.

Un grande beijo

Anónimo disse...

oh minha peqena tâni!!! já não vinha ao teu blog a algum tempo, espero que me desculpes, mas continua extraordinario como sempre, alias....gosto mt d vir aqui a este cantinho,pois, adoro a forma como ves o mundo bem como a tua forma de pensar! A Gertie está fabulosa!! Adoro-a, alias era o melhor trabalho...espectacular mesmo, és uma verdadeira artista, artista de corpo e alma!!

Um beijo
gui.