domingo, 11 de janeiro de 2009

Diário Gráfico Olhos 4

Diário Gráfico de OFA
10 Abril 2008, 22:17h
Esferográfica preta e aguarelas sobre papel.
Tenho um grande fascínio - e a vários níveis - pelo Diário Gráfico. Repreendo-me, porque este fascínio deveria reflectir-se numa dedicação autónoma, mais que apaixonada (porque assim o é). Porque o Diário Gráfico é para mim um fascínio, mas, está mais que visto que, foi para muito e sempre, um exercício vital.
E assim, quando em Oficina de Artes, pelo meu 12º ano, tinhamos este como exercício regular, foi uma boa ajuda; tenha plena noção que se não tivesse sido "obrigada", não teria descoberto tanto. E até, ter conseguido tanto prazer.
Um dos temas propostos pela professora, dentro da temática do corpo humano, que contou com outros, foi "Olhos"; dele, fiz alguns dos desenhos que mais gosto, mais completos, muito embora nunca me tenha interessado muito pelo tema. Este que aqui apresento tem outro como semelhante (mas os olhos são de outra pessoa) - e tem os dois, como característica interessante, uma exploração que foi para além do globo ocular, explorei o olhar e toda a sua expressão facial que o acompanha.
Vejam, por fim, alguém que não fugiu ao tema e desenhou mesmo um olho (possívelmente na mesma disciplina). E os desenhos da Ana, estes sim, sei que foram feitos com o mesmo enunciado - um e outro link.

2 comentários:

Lidia Guedes disse...

Eu também ando a trabalhar no diário gráfico. O teu desenho está excelente:)

Anónimo disse...

Querida Tani gostei realmente do teu desenho apesar da tua fuga ao enunciado proposto, aliás é sobretudo devido à tua fuga que talvez goste tanto deste trabalho. Desenhast os olhos do Sr. Microsoft da forma como os vês e a ideia de olhar surgiu em duplo, quando um olho se pode tornar somente algo singular e não tão real quanto o que deveria ser, tu representast o olhar, e não somente a estrutura una. Gosto sobretudo da forma como o fizest, um olhar baixo, reforçado mas pouco vincado, quase que meio indefinido. é o teu olhar sobre o olhar do outro, e isto é realmente complexo. No entanto tambem penso que deverias criar sem que te fosse proposto, mesmo que alteres a proposta sobre ti e sobre o teu trabalho, algo que só revela a autenticidade do teu traço e do teu manifesto artistico. Espera que venhas a publicar muitos outros desenhos, e que eu possa acompanhar o teu cerscimento enquanto criadora.

Um beijo grande