sábado, 29 de dezembro de 2007

Livros antigos no Chiado

Este texto podia ter sido escrito e publicado ontem, mas não foi. Isto porque ontem, no Chiado, encontrei uns sítios muito interessantes. Falo de alfarrabistas e coisas assim, não sei se eram todos eles alfarrabistas...
Mas o que importa é que fiquei deliciada com tantos livros antigos, velhinhos, revistas de há mais de um século!... E ainda mais coisas, como gravuras, fotografias, postais - tudo antigo, velho e que já tenha pertencido a alguém, ou seja, com a sua prórpria história (alguns livros tinha dedicatórias, até do próprio autor).
E isto calhou muito bem, porque já há algum tempo que ando interessada em livros clássicos e tenho tentado ler os que me estão mais acessíveis: já li a Utopia de Thomas More, o Cândido de Voltaire, o Fantasma da Ópera de Gaston Leroux, O Concunda de Notre Dame de Vitor Hugo... Enfim, estes foram pelo menos alguns, pouco mais foram os que li no mesmo interesse. Portanto, como ainda quero ler muitos mais, e já tenho muitos nomes na cabeça, e como quero-os de alguma maneira, sejam emprestados ou dados, também os posso comprar - e foi nisso que pensei quendo vi aqueles livros todos nessas lojas de que falei. É que já tinha pensado ir à procura das obras que queria tanto ler na feira do livro que costuma haver no Chiado e que já vi tantas vezes, porque não me importa que os livros sejam em segunda mão ou que estejam muito velhinhos, desde que dê para ler, até têm muita piada! E afinal, não preciso de esperar pela feira, ou contentar-me com aquele espólio, porque necontrei estas lojas que gostei muito.
E era só isto que queria dizer.

Sem comentários: