segunda-feira, 31 de março de 2008

Orquídeas azuis (no limiar do real) I


30.Março.2008
Digital
1944x2592 1,02MB
Para já, quero só explicar que não registei o local onde a fotografia foi tirada, como habitualmente faço, porque neste caso não é relevante, como com as fotografias de interior, quase fotografias de estúdio improvisado.
Esta fotografia em particular representa também dois interesses que de repente despontaram em mim. A fotografia abstracta, e isto é quase doloroso para mim, escrever se quer a palavra "abstracta", que se tem revelado num par de fotografias que fiz e que primam pelo contraste, pela sua presença marcante. O outro interesse é a expressividade da cor na fotografia, quase como se fosse uma pintura. E creio que isto, cada vez mais, significa para mim na Fotografia digital, seja qual for o modelo ou a intenção: já que a manipulação é muito importante para este tipo de fotografia, então a expressão que devo lhe dar é quase a de uma pintura.
Poderia então falar muito mais sobre estes dois interesses, e talvez um pouco mais sobre a fotografia, mas já estou a alongar-me demais...
Apenas, apreciem.

6 comentários:

Andreia Silva disse...

"Azul é a cor do céu, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e subtileza. Simboliza também o ideal e o sonho. É a mais fria das cores frias."

Penso que se nao fossem azuis a fotografia nao ficaria tao penetrante. Mesmo (No limiar do real)as orquideas simbolizam a mulher, é assim que te vejo: uma mulher com as caracteristicas da cor azul. Tera sido coincidencia? nao sei mas o facto de pensar q tb tu podes ser uma orquidea azul faz me gstar mais de ti.


p.s: respondi n m blog ao t coment qd tveres um tmpo vai la. bjo

Anónimo disse...

As formas da orquídea
Embriagam os sentidos
E atingem a plenitude.
Esplêndidas reentrâncias
Na doçura das petalas
Feminina de tão íntima.
(Wilson Rocha)

Decidi começar assim o meu comentário, pois sei k adoras poesia...encontrei este pequeno poema e achei bonito coloca-lo aqui!!
Analisando bem o poema, penso que não consegue destinguir-se se ele fala de ti, ou das orquídeas....pois, tu igualas-te ou superas a orquídea!!!

Em relação ao tratamento da imagem...está bastante bom...fazes sobressair o que realmente te interessa, e que queres que se veja!! A fotografia vale por ela própria!

Beijo Gui...

T. Geiroto Marcelino disse...

Meus queridos

Dê,
gostei muito do teu comentário e como já te disse, e é sobretudo por isso que gosto dele, fiquei surpreendida por me achares azul. E gosto sempre da maneira original como escreves os teus comentários, como neste caso que começaste com essa citação tão especial. E foi um elogio muito bom dizeres-me que poderes pensar que eu sou uma orquídea azul faz gostares mais de mim. Isso fez-me gostar mais de ti...

Gui,
sabes que gosto sempre a tua opinião porque tu para além de seres muito querido, como neste caso que deixaste um poema muito bonito, falas sempre da técnica e da estética, de coisas que me interessam enquanto aspirante a artista. E como tu também o és (e tecnicamente melhor do que eu)ainda melhor, porque eu entendo-te e tu entendes-me. Por fim, neste comentário fizeste com que eu pensasse na fotografia, mesmo depois de a ter tirado há alguns dias e de a ter publicado, o que é óptimo, porque deu-lhe mais vida e mais sentido.

bjo,

meus queridos e assíduos utilizadores deste caderno.

Viviane Moreno disse...

Hola...
Amei o seu blog, muito interessante!
As fotos estão lindas!
Vou seguir tu blog.
Abraços...

Anónimo disse...

Olá, Tânia
Adorei as suas fotografias e desenhos. Gostaria de colocar uma foto em especial num livro de contos que estou diagramando.
Peço a gentileza de entrar em contato comigo: fatimag@onda.com.br.
Um abraço

Anónimo disse...

que foto incrivél!!!